Olá Criativos,
Eu sou Marina Nunes, uma das designers da Criar Mais, e hoje começa o primeiro de
Nessa sessão do blog, farei comentários críticos sobre tudo o que acontece de interessante e analisarei arte, roteiro e desenvolvimento de personagens. Além, é claro, de mostrar os mistérios e easter eggs que eu consegui encontrar. E farei isso episódio por episódio! Ah, horas de diversão! 😍
Então já sabe, se não terminou de assistir, cuidado! Haverão spoilers desde o início, pois em caráter de continuidade na história a série é muito bem amarrada.
Então vamos investigar juntos tudo o que há pra se descobrir nessa estranha cidade de Oregon.
A animação e suas artes
Gravity Falls estreou no dia 29 de junho de 2012, nos EUA, e seu último episódio foi ao ar no dia 15 de fevereiro de 2016. Dirigida, produzida e até dublada pelo gênio Alex Hirsch, um prodígio dos roteiros e storyboards.
Começando de algum lugar
Assistindo ao capítulo piloto, se consegue perceber a diferença não só no estilo de pintura e de desenho de personagens, como também captar que a atuação que os animadores usaram para contar a história gestualmente, é menos 'rica', se é que podemos chamar assim.
Todos os capítulos-pilotos são propostas; é a forma como os idealizadores do programa apresentam para as produtoras um trecho daquilo que eles querem vender. Esses trechos são feitos com verba menor e ainda sem a equipe final estar contratada, o que geralmente diminui drasticamente a qualidade do episódio que ainda pode sofrer uma modificação completa na hora de apresentar para o público final.
No caso de Gravity Falls, podemos ver que o roteiro do primeiro episódio já estava muito bem definido na cabeça dos diretores e o que foi remodelado foi a arte em geral:
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À esquerda, episódio piloto. À direita, 1º episódio da 1ª temporada. |
Antes de mais nada...
Você tá me entendendo?
Temos uma questão na nossa amada língua portuguesa, em que a palavra ANIMAÇÃO possui muitos significados. Só nessa introdução eu já usei de pelo menos 3 formas diferentes:
- Animação - Filme. Estilo artístico do longa ou curta metragem.
- Animação - A técnica utilizada para fazer o tal longa/curta, como a animação tradicional (mais conhecida como desenho animado), animação 3D (muito conhecida apenas como animação! Pra dificultar ainda mais a minha vida), entre outras.
- Animação - como conceito de atuação. Fazendo uma analogia simplista: os animadores são para animação(filme) o que os atores são para a peça. Então muitas vezes eu usarei o verbo animar com o sentido de atuar. No começo pode ficar complicado, mas com o tempo vocês acostumam.
Caso não tenha visto o episódio piloto ainda, clica aí:
Diferentão né?! O que achou?
Eu fiquei muito feliz de eles terem repensado toda a arte e estilo de animar para o que temos hoje. Ficou muito melhor apesar de o piloto já ser esteticamente interessante. Penso que seria cansativo de assistir a série toda nesse formato.
E você, sentiu falta da Wendy e do Soos também? Muito estranho sem eles!
A produção (making off)
Aqui nesse vídeo a On set da Warner, entrevistou Alex Hirsch e a equipe para falar da produção dos episódios.
Se você não entende muito inglês o vídeo começa a tratar da produção dos episódios do 3m56s aos 7m31s, com Rob Renzetti, supervisor de produção, contando que todo o processo começa com a discussão da ideia para a história e depois de muito debate, idas e voltas dessas ideias eles saem com o storyline individual do capitulo e o storyline geral da temporada e de toda série, que é a história de tudo o que acontece com a soma de todos os capítulos, passando essas história para o Storyboard. Uma vez com a história definida, os quadros (boards) vão para o departamento de design, aonde o supervisor de background, Sean Jimenez, procura em cada quadro as chaves de indicação de onde a cena está acontecendo. Aí sim, começa a rascunhar o cenário (background) que é finalizado em 3 etapas; rough design que são apenas esboços livres, que quando aprovados vão para os desenhos à tinta e por último aos background painters que fazem a renderização onde colocam as cores e a atmosfera da cena.
Depois, eles passam para as dublagens dos personagens para por fim fazerem as animações destes e depois a pintura. Ao final de muito trabalho, vem as edições que entregam pra gente um capitulo dessa gigantesca jornada artística. Não foi a toa que cada episódio levou 10 meses para ser produzido!
E se tudo nessa série merece o selo FANTÁSTICO, a trilha sonora também não pode ficar de fora. Cheias de adrenalina as músicas desenham com ondas as emoções das aventuras de cada episódio.
E aí, gosta de Gravity Falls? Então acompanhe a Criar Mais nessa jornada pelos mistérios ocultos e criptografados que iremos destrinchar e resolver juntos nos próximos posts.
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